sábado, 7 de abril de 2018

A Chegada - Criando Um Diálogo Universal

Arrival ("A Chegada" em português) é um filme de 2016, do diretor Denis Villeneuve (Blade Runner 2049, Os Suspeitos e O Homem Duplicado), protagonizado pela atriz Amy Adams (Trapaça, O Homem de Aço, Animais Noturnos) e Jeremy Renner (Vingadores, Terra Selvagem e Guerra ao Terror), além de outros ótimos atores como Forest Withaker.
Uma linguista, com uma vida até então comum, acompanha por noticiários os acontecimentos que estavam transformando o mundo em um caos. Naves alienígenas pousam na Terra e permanecem imóveis, despertando o medo em boa parte da população mundial. Os militares então, resolvem tentar se comunicar com esses supostos alienígenas, e pedem a ajuda da linguista Dr. Louise Banks (Amy Adams)para conseguir criar um diálogo com eles e descobrir o propósito deles na Terra.
  As diversas naves alienígenas surgem em vários cantos do planeta, assim, cada nação aplica seus métodos para conseguir desvendar o objetivo dos alienígenas. As nações buscam uma cooperação mundial para agilizar o processo, mas algumas surpresas ocorrem e essa cooperação acaba e o medo de uma possível guerra se instala.
  A trilha sonora e a fotografia cinzenta consegue passar um sentimento de tensão e ansiedade, não só nos personagens principais, mas também em todos que estão inseridos no filme, inclusive no próprio espectador. 
 O filme consegue despertar uma série de questionamentos sobre diálogos e sobre a própria natureza humana, que diante daquilo que não consegue entender, acaba entrando em pânico. O filme pode não agradar todos os gostos, pois em grande parte é um filme calmo, com bastante diálogos e um final um pouco difícil de se compreender. Ainda assim o filme consegue ser um espetáculo visual com ótimas cenas e personagens muito bem desenvolvidos.
   Diante dos acontecimentos do filme, iremos reparar em como a humanidade se mostra sensível perto de acontecimentos cósmicos. Vivemos uma vida inteira preso a idéias como sucesso financeiro e estabilidade, e não conseguimos as vezes ter tempo para questionar onde realmente estamos inseridos.
   Conhecer a história do universo é conhecer a nossa própria história. Vivemos tempos difíceis, onde em diversas partes do mundo a violência assola a vida de milhares de pessoas e cada vez mais o mundo perde o sentido, continua ficando cinza e pouco a pouco chegando ao seu  limite natural. 
   Sendo assim, o filme é muito recomendado para quem deseja refletir mais sobre a humanidade e como apesar da globalização, continuamos muito distantes. 




26 comentários:

  1. Olá
    Não conhecia o filme mas fiquei bastante curiosa, até porque gosto de alguns dos atores citados. Fiquei curiosa também para saber mais sobre o que vai acontecer então logo irei assistir.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  2. Esse filme divide opiniões, mas tenho muita vontade de assistir, principalmente por causa desse elenco de peso.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Tem aqueles que não gostam muito de diálogos em excesso, acaba sendo cansativo pra eles, mas no meu caso com esse filme não foi, acho que foi tudo na medida e me surpreendi demais, foi além das minhas expectativas. Espero que goste, bjs !

      Excluir
  3. Que bom que gostou, é um filme ótimo <3.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não sei por ter estudado Letras, mas eu achei o plot principal do longa genial! A narrativa é lenta mesmo, mas eu fiquei completamente envolvida na história.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim <3, o final me pegou de surpresa também, achei genial. Bjs !!

      Excluir
  5. Oiii,

    Eu baixei este filme na época do Óscar, porque eu tinha jurado para mim mesma que naquele ano eu iria ver todos os filmes que estavam concorrendo e porque todo mundo estava falando da Ammy Adams e eu queria ver a atuação dela. Só que até hoje eu não assisti ele kkkk e não sabia que ele tras uma reflexão.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo bastante, ele gera bastante reflexões no público, pelo menos em mim aconteceu isso. Espero que goste do filme bjs !!

      Excluir
  6. Olá! Assisti a esse filme e gostei bastante. Lembro que fiquei esperando alguma ação, algum conflito, quando na realidade ele foi mais um intuito de mostrar que antes de um conflito, seria possível criar algum diálogo e conhecimento entre as duas partes. Eu gostei porque fiquei ansiosa pra saber o que os extraterrestres tinham pra dizer. Tem que prestar atenção mesmo, se não o final fica confuso.


    Bjoxx – www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, eu achei q haveria algum conflito também, mas como você disse, o filme foca no diálogo em todas as suas formas, tanto o diálogo entre as nações para um acordo pacífico do que fazer a respeito sobre a situação e um diálogo entre os próprios humanos e os aliens. Um dos melhores filmes que assisti e fico feliz que tenha gostado também. Bjs <3 !!

      Excluir
  7. Olá!
    Não conheço esse filme, mas a produção assim como o elenco me agradou muito só pela sua postagem. Não sou muito fã do gênero ficção científica, mas arrisco algumas vezes.
    Talvez eu dê uma oportunidade em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bom?

    Confesso que já senti muita vontade de ver esse filme por causa das inúmeras criticas positivas que li a respeito, porém peguei um spoiler que me deixou bem desanimada sobre o rumo do filme. É ligado ao que você citou de que é bem calmo, mas pretendo assisti-lo sim, principalmente para tirar a minha própria conclusão sobre a história. ♥

    Um beijo

    https://romanceerotic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ainda com o spoiler, o filme pode ser uma experiência excelente, também tinha um spoiler quando assisti e ainda assim amei bastante. Espero que goste bjs !!

      Excluir
  9. Oii tudo bem??

    Comecei a ver esse filme com meu pai, mas acabei deixando de lado.
    Ultimamente vejo mais series.
    Mas me disseram que é realmente muito bom.
    Não é muito meu estilo, e não vou prometer assistir.
    Mas adorei saber mais do que não tive paciência de assistir kkk.
    Adorei o post.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk, eu ando assistindo mais séries também, mas voltei agora pro mundo dos filmes, estava sentindo saudades. Bjs !!!

      Excluir
  10. Nunca tinha lido ninguém falar que o filme tinha uma pegada meio reflexiva também.
    Apesar de eu adorar a Amy eu não assistiria porque não curto ficção científica e também acho esse lance de comunicação com os ets bem viajante! Hahaha


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pegada reflexiva do filme existe e é boa, e sim comunicação com et parece meio viajante kkkkkk, mas o filme consegue ser mais do que isso. Bjs !!!

      Excluir
  11. Olá, gostei de conferir suas considerações sobre o filme, fiquei curiosa para assistir ele e descobrir se a linguista terá algum êxito em sua empreitada com os alienígenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não irei entregar spoilers kkkkkkkkk. Espero que goste bjs!!

      Excluir
  12. Olá!!!
    Confesso que não conhecia o filme apesar da fama do diretor, mas este mesmo filme não é muito do estilo que eu assistia.
    Apesar disso é uma ideia bacana e as imagens realmente são muito bonitas.
    Quem curte o gênero irá curtir bastante eu acho u.u

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as fotografias são lindas e foram um dos motivos de eu ter amado demais o filme também. Beijos !

      Excluir
  13. Oie!
    Conheci esse filme na época do lançamento, até porque ele foi muito comentado na época, algumas coisas boas, algumas ruins, mas gostei de ver a sua resenha sobre ele, entretanto, infelizmente ele não faz muito o meu estilo... então acho que não assistiria :/

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme divide bastante opiniões devido ao seu gênero e seus diálogos, que as vezes podem ser entediantes para algumas pessoas. Beijos !!!

      Excluir
  14. Que bom que gostou, ando jogando bastante também, mas tenho tentando diminuir e voltar a entregar mais tempo ao blog. Bjs !!!

    ResponderExcluir