quinta-feira, 8 de março de 2018

Her - A Solidão dos Romances Futuristas

    Her, ( Ela, em português) é um filme escrito e dirigido pelo diretor Spike Jonze (que ganhou um óscar de melhor roteiro original nesse filme), conhecido por filmes como Adaptação, Onde vivem os monstros e Jackass. Lançado em 14 de fevereiro de 2014 no Brasil, o filme é protagonizado pelos atores Joaquin Phoenix (Gladiador) e Scarlett Johansson (Vingadores), além de outros nomes de peso como Amy Adams (A Chegada) e Chris Pratt (Guardiões da galáxia).
     É impossível não sentir a solidão angustiante que paira sobre o personagem principal da obra, Theodore, que está passando por um processo de divórcio com a ex-mulher e ainda não conseguira assinar os documentos que oficializam o tal. Destacando ainda mais toda essa solidão, é interessante notar como as roupas de Theodore apresentam cores mais vivas, em contraste com uma cidade "cinza", sem vida, como se fosse um grito do personagem buscando um pouco de atenção.
     Theodore é alguém que consegue captar a essência das pessoas. Ele consegue olha-las profundamente, reparando nelas e as compreendendo. Ironicamente, não consegue compreender muito a si mesmo, fugindo das próprias emoções, buscando apenas situações confortáveis, como videogames e conversas com estranhos online, sem lidar com as desagradáveis, como seus próprios sentimentos conflitantes. 
     Nesse contexto de fugir dos próprios sentimentos e de não conseguir seguir com a vida adiante após o término, Theodore, após sair do trabalho, assiste a um comercial sobre um novo produto em circulação, o OS1, um sistema operacional consciente. O SO não é como um robõ convencional que recebe ordens em um computador, ele possui vontade própria e evolui conforme socializa com os humanos que o adotam. Ele literalmente possui consciência do que é, do que faz e da própria existência.

      Theodore então, inicia uma amizade com seu SO, que se chama Samantha, e essa relação irá crescer muito com o passar do tempo e se tornará algo maior, criando um romance entre os dois. Apesar de ser apenas uma voz no computador, a sensação que se passa é que Samantha realmente está presente naquele lugar, como se estivesse ao seu lado, o escutando perfeitamente, o olhando e conversando como se fosse uma pessoa comum.
      Apesar de Samantha ter sido progamada para aprender cada vez mais com os humanos, Theodore parece aprender mais com ela, do que ela aprende com ele. Graças a ajuda de Samantha, ele consegue escapar da enorme solidão que estava inserido, e começa novamente a ver beleza na vida. Samantha acaba mudando ele completamente, o transforma, mas acima de tudo, consegue fazê-lo deixar de correr de seus sentimentos, lidando com eles e tentando os compreender.
      Sendo assim, durante o relacionamento dos dois, Theodore entra numa jornada de autoconhecimento, descobrindo fatos sobre si mesmo, e aprendendo até mesmo com seus erros. É uma jornada de descobertas sobre si mesmo do personagem, que se vê perto de cometer os mesmos erros do passado, mas resolve dessa vez fazer algo a respeito.
      Her é um filme tocante, que desperta uma série de questões sobre o amor, a vida e a humanidade no telespectador. Sendo particularmente um dos meus filmes favoritos, é um filme que eu recomendo e muito, e que com certeza você irá carregar por um bom tempo.
       
         

20 comentários:

  1. Acredito que seja um filme muito bom de ver, amei conhecer um pouquinho mais.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Legal a indicação de filme parece ser muito bom, vou procurar para assistir.

    ResponderExcluir
  3. oi!
    EU adorei a dica :D não conhecia o filme, é bem interessante. Vou assistir com certeza ;)
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é bastante interessante, n vai se arrepender !

      Excluir
  4. Esse filme está há alguns meses na minha lista, mas ainda não vi. Deve ser muito bacana, o Joaquim Phoenix é muito bom. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Ele é um ator excelente, a atuação dele nesse filme está impecável, só fez eu me tornar mais fã ainda dele <3

      Excluir
  5. Adoro filmes assim! Vou ver esse filme hoje. Obrigada por indicar, a resenha está ótima.

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / CK Designs / Rede Natura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, espero que goste bastante, bom filme e obrigada <3!!!

      Excluir
  6. Gostei muito de sua resenha do filme, fiquei bem instigada a ver! Já anotado a dica de filme aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q gostou <3, e assista sim, é um filme espetacular, bjs!!

      Excluir
  7. Olá!
    Esse filme parece mesmo ser muito bonito e reflexivo! Adoro produções assim e preciso assisti-lo logo para ter minha própria opinião a respeito, mas acho que vou gostar!
    Bjs e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bota reflexivo nisso, depois do fim do filme, me peguei tendo diversas reflexões sobre os assuntos que o filme propõe, espero que goste sim, bjs <3!!

      Excluir
  8. Juro que já tinha visto milhões de vezes a capa desse filme mas nunca me interessei para saber mais. Fiquei impressionada com a profundidade do enredo e como a coisa toda se desenrola.. Já quero assistir <3 Obrigada pela dica!

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é realmente linda, e o filme tem uma profundidade enorme, é muito gostoso de se assistir, bjs !!!!

      Excluir
  9. Oi, tudo bem? Vi a divulgação desse filme a bastante tempo e achei a proposta incrível. Quanto mais as coisas evoluem, parece que as pessoas ficam ainda mais distantes. Essa relação apresentada no filme nos leva a pensar e refletir sobre o rumo que nossas relações estão tomando. A tecnologia podia nos aproximar mas está nos afastando uns dos outros. Até que ponto nos deixamos influenciar por ela? Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente esse o ponto de vista do filme na minha opinião, a tecnologia que é vendida como algo que irá nos aproximar mais, acaba criando mais solidão ainda no mundo, é algo bastante irônico e o filme sabe trabalhar bem com isso. bjs <3 !!!!

      Excluir
  10. Nossa faz tempo que vi esse filme e fiquei apaixonada por ele. Senti que ele nos faz refletir que essa é uma realidade bem próxima da que já estamos vivendo né, nos Eua já temos a Alexia que fica cada ano mais interativa, por isso é bem triste imaginar que uma coisa dessa pode ocorrer com o ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tecnologia nesses ultimos anos avançou muito comparada a outras décadas, e tende a continuar evoluindo mais rápido, mas é triste quando vemos que enquanto a tecnologia evolui, as interações humanas diminuem, até chegar um dia que as coisas se tornem ainda mais problemáticas, n é atoa que a depressão é considerada a doença do século :/. Bjs !!

      Excluir